Fundada há cerca de 20 anos, a Odonto Excellence BH conta com uma equipe de especialistas que aplica seu conhecimento em realizar um correto diagnóstico e planejar opções de tratamentos eficientes, que permitem a aplicação de técnicas menos invasivas e que aumentam o bem estar do paciente.
(31) 99788-8111 - Whatsapp

Últimos Posts

+ (31) 2535-8111 / 2535-6333 + (31) 99788-8111 - Whatsapp
Resp. Técnico: Edson P H Junior CRO MG 47789 EPAO - 3885
odontoexcellence3629@gmail.com Entre em contato

Blog

Tudo o que você sempre quis saber sobre implante dentário

Implante dentário é um procedimento cirúrgico realizado através da utilização de pinos de titânio que são introduzidos no osso da arcada dentária, passando a funcionar como uma “raiz artificial”, onde, posteriormente, poderão ser fixados  diferentes tipos de próteses dentárias, de um único dente ou vários. O pino de titânio adere firmemente ao osso tornando-se parte integrante deste. Muitas dúvidas ainda permanecem por parte dos pacientes sobre os implantes dentários. Este artigo visa esclarecer algumas delas.

Há limite de idade para instalar?
Há um limite inicial apenas, quando termina o processo de formação dos ossos da face, geralmente aos 17 anos. Pessoa idosa podem instalar implantes independente da idade, desde que não tenha problemas de saúde que inviabilizem o procedimento.

Que problemas de saúde podem contraindicar a instalação?
Problemas cardíacos de alto risco, diabéticos não tratados, durante a quimioterapia ou em caso de osteoporose. Mas é necessário uma avaliação do histórico médico do paciente. Em alguns desses casos, a implantodontia pode ser executada.

Perdi meus dentes há muitos anos. Posso colocar?
Sim. Como consequência da falta do dente, com o passar do tempo, o osso sofre um processo de reabsorção fisiológica que pode prejudicar e até inviabilizar a colocação de implantes, mas pode ser realizadas cirurgias de enxertos ósseos previamente à implantodontia. Exames complementares, como radiografias e tomografias podem confirmar a necessidade da realização destes procedimentos.

O organismo pode rejeitar?
Não. Os implantes são feitos de titânio, material que possui compatibilidade biológica com o tecido ósseo. Isso quer dizer que o organismo não percebe que algo foi colocado no osso e, por isso, tenta fechar o furo feito pela broca para a colocação do implante. Quando o osso preenche esse orifício, ele trava o implante, é o que chamamos de osseointegração. Geralmente a perda de um implante se dá por processo infeccioso ou por má qualidade óssea.

É possível fazer de todos os dentes?
Existem próteses nas quais dois implantes são suficientes para repor três dentes perdidos, quando estão lado a lado. Também é possível colocar todos os dentes com apenas quatro implantes. É o planejamento feito pelo cirurgião-dentista que vai definir a opção mais indicada. Até mesmo pacientes usuários de dentaduras podem optar pela instalação de implantes, deixando de usar uma prótese removível, passando a ter uma prótese fixa.

 Causa dor?
A instalação do implante não dói, porque o cirurgião dentista fará o procedimento sob anestesia local para que seja feita a incisão na gengiva e a fixação no osso não é sentida. Além disso, quando chegamos ao osso, a dor não ocorre, pois o osso não tem inervação, então ele não dói. Após ou também antes da cirurgia, normalmente é recomendado o uso de medicamentos para controle da dor e do desconforto. Mas é extremamente importante o respeito às recomendações pré e pós-operatórias prescritas, evitando maiores intercorrências.

Quanto tempo dura um tratamento? Quais as etapas de trabalho?
Em um primeiro momento é realizado o planejamento. Nesta fase, há a tentativa de descobrir quais os objetivos e expectativas do paciente e quais as reais possibilidades de trabalho que existem. Após a definição do tipo de trabalho a ser feito vem a parte da cirurgia, onde os implantes são colocados. É um procedimento rápido, normalmente leva em torno de uma hora. Porém, trata-se de uma abordagem que normalmente ocorre em dois tempos: um cirúrgico, de instalação do implante propriamente dito, e um protético, sendo este após o tempo de cicatrização intraóssea, que dura, aproximadamente, de três a quatro meses em mandíbula e de cinco a seis meses em maxila, o período de osseointegração.
Na técnica de implante dentário com carga imediata o processo é mais rápido e esteticamente confortável para o paciente, pois o implante é instalado e, logo em seguida, uma prótese provisória sobre o implante é colocada. Porém, esta técnica possui restrições, principalmente relacionadas à localização do implante, condição de saúde do paciente, e a condição que está o osso que receberá o implante.

Qual a taxa de sucesso?
O índice de sucesso é de 98%, ou seja, em cada 100 poderemos ter problemas em dois. Mesmo nos casos em que ocorrem problemas, a cirurgia pode ser refeita. Apenas pacientes fumantes ou que façam uso constante de álcool têm essas médias diminuídas para aproximadamente 85% de sucesso.

É possível colocar implantes e dentes no mesmo dia?
Sim, mas nem todas as pessoas podem colocar implantes e dentes no mesmo dia. Para isso o paciente tem que ter quantidade e qualidade adequadas de osso. Quando existe osso na região inferior normalmente é possível, pois o osso da mandíbula é mais duro (menos poroso). Já a maxila é um osso mais poroso e por isso a fixação do implante é mais difícil. Então é necessário uma avaliação prévia criteriosa para a imediata instalação dos implantes e das próteses. Vale considerar que a taxa de sucesso também diminui para esses casos.

Existe durabilidade?
Não. Teoricamente, a instalação seria para a vida toda, assim como um dente natural. Você pode perder um implante assim como um dente natural. Entretanto, fatores como falta de higiene, traumas, acidentes, problemas sistêmicos, entre outros, podem ocasionar ou colaborar para o sucesso ou insucesso dos implantes.

 

Na Odonto Excellence você pode realizar seu implante dentário com toda a segurança e conforto.  Ligue agora e marque sua avaliação: (31) 2535-8111 / 2535-6333 / Whatsapp (31) 99788-8111

CRO EPAO 3885

Fonte: Jornal Folha do Sul

WhatsApp chat