Fundada há cerca de 20 anos, a Odonto Excellence BH conta com uma equipe de especialistas que aplica seu conhecimento em realizar um correto diagnóstico e planejar opções de tratamentos eficientes, que permitem a aplicação de técnicas menos invasivas e que aumentam o bem estar do paciente.
(31) 99788-8111 - Whatsapp

Últimos Posts

+ (31) 2535-8111 / 2535-6333 + (31) 99788-8111 - Whatsapp
Resp. Técnico: Edson P H Junior CRO MG 47789 EPAO - 3885
odontoexcellence3629@gmail.com Entre em contato

Blog

Transtornos alimentares e saúde bucal

Os transtornos alimentares normalmente surgem em situações de maior vulnerabilidade emocional, ou seja, nos momentos de crise ou transição. Por esse motivo, na adolescência, no começo de casamento ou a chegada do primeiro filho, podem desencadear problemas de saúde como bulimia nervosa, anorexia nervosa e compulsão alimentar.
Para o diagnóstico e tratamento dessas doenças, o papel do dentista é fundamental. Isso porque alguns sintomas dos transtornos alimentares manifestam-se na boca. “Um exemplo disso é a observações de erosões ácidas – desgastes – nos dentes de pessoas com bulimia ou anorexia”, diz o dentista Arnaldo Caldas Junior, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).
Sintomas
Dentre as manifestações relacionadas aos transtornos alimentares na boca estão a cárie, doença periodontal – na gengiva –, xerostomia – boca seca –, halitose, fratura dentária, bruxismo, hipersensibilidade e úlceras.
Tanto quando a pessoa sofre de compulsão alimentar, anorexia ou bulimia há períodos de grande ingestão de carboidratos que elevam a acidez bucal. É aí que a cárie pode aparecer. Da mesma forma, a diminuição do pH salivar devido ao vômito, que ocorre na bulimia, propicia a erosão dental. Outros problemas ocorrem porque, geralmente, o portador de transtornos alimentares tende a descuidar da higiene bucal.
Complicações
O primeiro passo a ser tomado pelo cirurgião dentista é preservar a saúde bucal do paciente para minimizar os danos que ocorrem na cavidade bucal. Ainda, encaminhar o paciente para o tratamento adequado, uma vez que, se as lesões odontológicas forem tratadas sem que suas verdadeiras causas recebam a atenção devida, o paciente ainda vai estar doente, e as alterações continuarão provocando prejuízos à saúde bucal.
Segundo a ABO, casos extremos de transtornos alimentares podem levar a exposição da polpa do dente – conjunto de nervos e vasos internos –, que resulta em infecção e na necessidade de tratamento de canal ou extração.
O que é
Bulimia nervosa: é criado um ciclo em que a pessoa ingere grande quantidade de alimento e logo após força o vômito ou ingere laxantes e/ou diuréticos para eliminar a comida.
Anorexia nervosa: como há um grande temor de ganhar peso, a pessoa faz dietas rígidas ou para de comer. É uma doença que acomete mais mulheres – menos de 0,1% dos casos acontecem com homens.
Compulsão alimentar: a pessoa come demais, sem vontade, engole rápido e sente culpa. Atinge até 4% da população geral e 6% dos obesos – pode alcançar metade dos indivíduos mórbidos, segundo dados da Associação Americana de Psiquiatria.
WhatsApp chat